A expressão votiva católica na época de sua reprodutibilidade técnica

Confira o artigo de minha autoria, publicado pela Campos – Revista de Antropologia Social (UFPR): BONFIM, LAS.

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Ou em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/campos/article/view/28261

Resumo: Este artigo problematiza as qualidades da originalidade e do valor estético nas artes votivas derivadas do catolicismo brasileiro. Ao partir do pressuposto de que “artes votivas” são as práticas e produções simbólicas que envolvem a consagração, renovação e pagamento de promessas – em geral culminadas pelos ex-votos – foi possível, a partir de exaustivo trabalho de campo, elaborar um inventário que envolveu mais de noventa sítios devocionais na região nordeste do Brasil, e se desdobrou em sistemas taxonômicos de diferentes níveis etnológicos. Em questão, o texto discute o posicionamento destes artefatos de produção espontânea dentro do universo artístico e dos bens reputados como testemunhos autênticos do imaginário popular e da memória social brasileira. Além disso, apresenta o fenômeno da seriação sobre as formas expressivas das ofertas gratulatórias, considerando as dimensões de ruptura e renovação que emergem dos diversos espaços de sua manifestação.

Foto: Luís Américo Bonfim

Ex-votos nos arredores da Igreja de Nossa Senhora das Dores, Juazeiro do Norte-CE. Jan/2010

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