Nova aba: “Martirológio não-canônico”

2014-07-18 09.49.40_A

A seção Martirológio não-canônico passa a compor este blog. Reflete um ajuste sobre o alcance que estes estudos alcançaram nos últimos anos, e passa a contemplar um campo de interesse crescente – as entidades realizadoras dos milagres.

Este Martirológio é um guia das santidades consagradas pela devoção popular na América do Sul, independente do reconhecimento ou aceitação da Igreja Católica. Trata-se de um catálogo litúrgico leigo, sem os rigores teológicos, que constitui um calendário e assim determina as datas de celebrações das memórias dos mártires e virtuosos do clamor popular – o primeiro passo para a constituição de uma hagiografia dos santos irregulares, objetivo acadêmico maior. Além das fontes bibliográficas e documentais, são de fundamental importância os trabalhos etnográficos em campo e a consulta a informações disponíveis na rede mundial de computadores (internet).

Como no Martirológio Romano, este guia anuncia as personalidades segundo a ordem dos meses do ano, adicionando o local e a data de morte e, quando disponível, a data de nascimento. Além destes dados de indexação, seguem-se algumas considerações sobre as circunstâncias de vida e morte de cada santidade e a repercussão da sua força mística, que se expressa pela construção e manutenção dos ritos e espaços sagrados de culto, pela evocação dos seus dons miraculosos e pelas intensas práticas votivas que ensejam.

© Todos os direitos reservados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s