Sobre o autor

LAB, Valle de la Luna, arredores de La Paz, Bolívia, 2003

LAB, Valle de la Luna, arredores de La Paz, Bolívia, 2003.

Luís Américo Silva Bonfim, baiano, 43 anos, fotógrafo, cientista social e professor universitário. É pesquisador nas áreas de religiosidade popular, antropologia visual e semiótica. Atualmente é Professor Efetivo do Departamento de Artes Visuais e Design e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCIR), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju-SE, Brasil.

Ver Curriculum Vitae na base Lattes/CNPq

© Todos os direitos reservados

Anúncios

7 comentários sobre “Sobre o autor

  1. Professor, não sei se o Sr. vai lembrar de mim mas fui sua aluna de fotografia na Faculdade Hélio Rocha.
    Atualmente estou fazendo outra graduação (Engenharia Ambiental) e faço estágio no SENAI na Área de Meio Ambiente.
    Estou entrando em contato com o Sr. porque gostaria de saber se tens interesse em ministrar um curso de fotografia em Itaguaí no RJ, de 24 de maio a 06 de julho.
    O curso faz parte do Programa de Educação Ambiental promovido pelo Superporto Sudeste da LLX de Eike Batista. O SENAI está encarregado de planejar e administar vários programas socioambientais na região da Baía de Sepetiba em função das obras deste grande empreendimento.

    Curso de Fotografia (teórico-prático) – 40 horas

    Percurso formativo:
    – História da fotografia – 4 horas
    – Técnicas para utilização de máquina digital – 12 horas
    – Tratamento de fotos – 12 horas
    – Álbuns digitais; publicação de fotos na internet (blog, comunidades virtuais, etc) – 12 horas

    Vagas: 15 vagas por turma
    Horário: Turma matutina: 8:00 às 12:00 e Turma vespertina: 13:00 às 17:00
    Período: 24 de maio a 06 de julho.

    Sei que o período é grande, mas se o Sr. tiver interesse, pode dar 1 ou mais módulos, não precisando ministrar o curso todo. Estamos com uma certa dificuldade de encontrar profissionais capacitados e interessados nesta área, e acabei lembrando do Sr.

    Meu telefone é (71)9938-7311, pode me ligar para tirar qualquer dúvida ou enviar e-mail para vivispencer@hotmail.com.

    Obrigada pela sua atenção!
    Att:
    Viviane Spencer Andrade

  2. Professor, Luiz Américo! Sou mestranda em Patrimônio Cultural do IPHAN e realizo pesquisas no Cemitério N. Sra. da Soledade, em Belém do Pará, tombado pelo Patrimônio desde 1964. Um dos meus enfoques na pesquisa é justamente sobre as devoções populares que ali acontecem. Notei que não mencionou nenhuma devoção no Pará e gostaria de citar para seu conhecimento.

    No Cemitério N. Sra. da Soledade (inaugurado em 1850 e fechado para enterramentos desde 1880) existem muitas devoções, sendo as principais: o Menino Zezinho, a Menina Januária, os Gêmeos, o Inocente Cícero, o Menino Antônio , Menina Florisbela (muitos “anjinhos” não é mesmo?), a Preta Domingas, a Raimundinha Picanço, Mariana Isabel, Dr. Joaquim Almeida, dentre outros.

    Gostaria de ter acesso a alguma publicação sua, ou trabalho, para embasar minha monografia.

    Atenciosamente,

    Paula Andréa Rodrigues

    • Saudações, Paula!

      Seja bem vinda. Agradeço seu cuidado em me informar acerca das devoções e canonizações populares do Pará. Há alguns anos li superficialmente algumas citações de Câmara Cascudo sobre os santos não-canônicos paraenses (O Povo Faz Seu Santo), mas como o meu foco inicial era o Nordeste do Brasil e, posteriormente, as devoções do Cone Sul (especialmente da Argentina), acabei por postergar a minha observação em outras regiões brasileiras. Fico impressionado com as ocorrências em um único cemitério. Imagino tantas outras espalhadas pela capital e demais localidades no estado.

      No momento a única publicação disponível é a minha tese de doutorado, originalmente em dois volumes, hospedada no Scribd. Há um artigo aprovado aguardando publicação e um livro em fase de revisão. Eis o link: http://pt.scribd.com/doc/43830638/Tese-de-Doutorado-em-Ciencias-Sociais-de-Luis-Americo-Silva-Bonfim-Volume-1.

      Mais uma vez agradeço a sua atenção e te desejo boa sorte na pesquisa. Comente sempre que puder.

      Atenciosamente,

      Luís Américo Bonfim.

  3. Gostaríamos de utilizar suas fotografias de Gauchito Gil, Difunta Correa e outras entidades e santos não-canônicos para ilustrar o catálogo de uma exposição que será realizada em 2014 nos Estados Unidos. Por favor entre em contato comigo por email para que eu possa fornecer maiores informações.

  4. Olá professor!
    Fui sua aluna na Estácio, sei que estuda religiosidade brasileira, fui integrante do candomblé, se o senhor tiver enteresse como fuciona essa
    religiao na naçao ketu sou da raiz casa branca em Salvador.Como miradora seu trabalho gostaria de útil para suas pesquisas.
    Um abraço.
    Joseane Monteiro.
    E-mail:ministeriolevitico@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s